Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » » Morre Otavio Frias Filho, jornalista que liderou a modernização da Folha


Seleccione Edição

Jornalista, que tinha 61 anos, era diretor desde 1984 da publicação de maior circulação no país e tida como a mais influente
O diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho. Raquel Cunha Folhapress
Otavio Frias Filho, publisher que liderou a modernização do jornal de sua família, a Folha de S.Paulo, a partir dos anos 80, e imprimiu influência marcante nas transformações do jornalismo brasileiro desde então, morreu nesta terça-feira, 21, em São Paulo, aos 61 anos. Frias Filho lutava contra um câncer de pâncreas.
Formado em direito pela USP, o jornalista assumiu o comando da direção do jornal a partir de 1984, cargo que jamais deixaria de ocupar. O filho mais velho do então dono do grupo de mídia, Octavio Frias de Oliveira (1912-2007), frequentava o jornal desde a década anterior, mas foi a partir daí que implementou mudanças editoriais e gráficas que reformularam a Folha —do texto direto, herdeiro das agências de notícias, à conduta dos jornalistas, incluindo a obrigatoriedade de ouvir acusados em reportagens, e à criação de uma seção própria para admitir as falhas, o “Erramos”. Eram, então, os últimos momentos da ditadura militar e as mudanças, que traziam novas vozes para o jornal e sofreram resistência inicial na redação, visavam tentar deixar para trás o modelo de um negócio que, no Brasil, segue sendo essencialmente familiar e concentrado em poucas mãos. As metas, escritas num manual público de conduta, seria fazer um "jornalismo crítico, pluralista, apartidário”.

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário