Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » » Tiburcio Bezerra escreve: Ceará em Notícias

A viagem improvisada de Ciro Gomes e o pronunciamento do Senador eleito Cid Gomes, em reunião conjunta com a cúpula do PT, estremeceu de vez os pilares que sustentam a união PDT/PT. Menosprezado por Lula, Ciro mostrou-se magoado, desde o início da campanha eleitoral. Faltou-lhe o aval do ex Presidente, para que chegasse ao 2º Turno.
Para Cid, o PT mostrou-se arrogante em não reconhecer os erros recentes e em manter-se preso aos caprichos do chefão. Em determinado momento, dirigindo-se às hostes petista, expressou-se, visivelmente enraivecido: "Babacas, vocês criaram o Bolsonaro e vão perder a eleição."
Nunca vi no Bolsonaro uma figura extraordinária. Custa crer que justamente ele aparecesse no cenário da crise para preencher a lacuna que se abriu como decorrência do esvaziamento dos políticos em atuação no Brasil.
A fala do Cid Gomes trouxe à tona o que eu já vinha desconfiando há algum tempo. Sendo majoritário no Ceará, o PDT não tergiversou quando cedeu ao PT o comando do Estado. A recíproca não aconteceu, pois o PT não votou em Ciro Gomes.
CID é senador, mas o sonho de Ciro morreu pelo caminho. O clima entre os dois partidos azedou, fato que gera um complicador a mais na difícil tarefa do Haddad. Os Gomes não parecem dispostos a oferecer em troca o que não receberam.
Se nunca vi nada extraordinário no Bolsonaro, reconheço agora que ele encarnou um sentimento contestatório que vem se espalhando no país, desde os protestos de 2013.
Nada garante que a presença do próprio Ciro agora no 2º Turno, pudesse abalar a liderança do capitão, cuja presença na eleição tem surpreendido aqui e lá fora. Transformou-se num fenômeno eleitoral somente explicável à luz da verdade que o tempo revela.
As últimas pesquisas dão ao capitão uma folgada maioria de votos, o que torna a reunião do Ceará ainda mais importante do ponto de vista psicológico, porque os gestos dos irmãos Gomes soam como um aceno à neutralidade.

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário