Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » » » Dermatologia é uma das áreas de atuação do profissional de Enfermagem

O profissional de Enfermagem tem atuado de modo interdisciplinar, expandindo cada vez mais o seu espaço na área da Saúde. Uma das áreas de especialidade desse profissional é a Enfermagem Dermatológica, que abrange o cuidado com a pele por meio do tratamento de feridas, queimaduras e da podiatria, conforme estabelecido nas resoluções nº 581/2018 e nº 568/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
“As competências da Enfermagem em Dermatologia são bastante amplas e incluem desde procedimentos de consulta de Enfermagem, prescrição da assistência de Enfermagem, cuidados diretos a pacientes graves com risco de morte, cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exigem conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas”, explica a profa. Maryldes Lucena, coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).
 As resoluções nº 581/2018 e nº 568/2018 do Cofen tratam das especialidades dos profissionais de Enfermagem por área de abrangência e aprova o regulamento dos Consultórios de Enfermagem e Clínicas de Enfermagem, respectivamente.
Enfermagem Dermatológica
A Enfermagem tem longa trajetória histórica no Brasil enquanto prática cotidiana de cuidados com a pele das pessoas e atuação dos profissionais da área em programas de atenção básica em Dermatologia, como: hanseníase, leishmaniose, pênfigo foliáceo, psoríase, entre outros agravos dermatológicos e em todos os níveis de atenção à saúde.
Essas práticas permitiram o acúmulo de um conjunto significativo de saberes consolidados em muitos manuais de treinamento e protocolos institucionais, tendo sido especialmente utilizados pelos enfermeiros de saúde pública, que foram os primeiros especialistas a atuar nesse campo do conhecimento, principalmente na “Dermatologia Sanitária”.

Enfermagem na Unileão

Ciente de que esses profissionais desempenham um papel essencial em todos os níveis de atenção à saúde da sociedade, o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) se dedica à formação ética, técnica e intelectual de enfermeiros há mais de dez anos. Com formação humanística e completa, o aluno graduado em Enfermagem na Instituição ingressa no mercado de trabalho com sólida base teórica e prática.
Por meio das Ligas Acadêmicas do curso, os estudantes promovem ações em unidades de saúde, escolas e comunidades da região do Cariri. As ações têm por objetivo oferecer aos membros das Ligas a formação acadêmica complementar, baseada em ensino, pesquisa e extensão, com a realização de atividades extraclasse voltadas para a promoção da educação e da saúde.
A Unileão conta, ainda, com um corpo docente extremamente qualificado em titulação e atuação prática, campos de estágio em várias instituições de saúde da região, além de uma infraestrutura moderna e constantemente atualizada. Com equipamentos novos, o curso dispõe de laboratórios de Informática, Anatomia Humana, Bioquímica, Biofísica, Microscopia, Parasitologia, Semiologia e Semiotécnica, onde os acadêmicos realizam atividades relacionadas às diversas áreas clínicas.

Hebert Clemente
Assessoria de imprensa Unileão

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário