Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » » Deputados propõem suspensão dos prazos de validade de concursos no CE

Em virtude das limitações das atividades da administração pública, por conta do isolamento social no período de pandemia, os deputados estaduais Renato Roseno (Psol) e Audic Mota (PSB) propõem a suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos já homologados e em fase de convocação dos aprovados.
Foto: Divulgação
As propostas foram apresentadas por meio dos projetos de lei n° 98/20, de Renato Roseno, e 88/20, do deputado Audic Mota, com subscrição dos deputados Agenor Neto (MDB) e Romeu Aldigueri (PDT). As duas matérias foram lidas no expediente da sessão plenária do dia 17 de abril.
Segundo o texto de ambos os projetos, essa medida seria aplicada aos concursos públicos promovidos pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como pelo Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e pelas fundações e autarquias do Estado. Eles preveem, ainda, que os prazos terão continuidade na sua contagem após o encerramento do estado de emergência decretado pelo estado do Ceará, podendo as medidas previstas no projeto de lei serem reavaliadas a qualquer momento.
Em sua justificativa, o deputado Renato Roseno lembra que o estado do Ceará elaborou o Plano de Contingência e que ele prevê, como uma das medidas adotadas, o isolamento social para combate à propagação do coronavírus.
“O isolamento social demanda limitação das atividades da administração pública, e isso tem direta relação com a validade dos editais de concursos públicos em andamento e que, nos casos em que o edital já está em fase de convocação dos habilitados, esses aprovados podem ter suas expectativas afetadas com o risco de perda da validade do certame, por conta do período em que não serão realizados os atos administrativos de convocação”, esclarece em seu projeto.
O parlamentar também ressalta que a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública e à assistência social, além de medidas administrativas a fim de evitar restrição de direitos fundamentais.
“Propomos, como medida de resguardo dos direitos das pessoas que aguardam o cumprimento dos prazos de validade de concursos públicos, a suspensão de tais prazos até a superação da pandemia e o retorno à normalidade da vida social”, pontua Roseno.
Auidic Mota também salienta em sua proposta que a vedação da aglomeração de pessoas, bem como da locomoção delas durante o período de pandemia é uma recomendação do Ministério da Saúde e demais autoridades estaduais de saúde, e, portanto, devem ser respeitadas.
“Dessa forma, esse projeto se alinha com a extrema necessidade de resguardar a saúde pública, bem maior aqui tutelado, e seguir as orientações sanitárias”, observa. 


Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário