Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » Pix começa a operar em fase de testes no dia 3 de novembro para clientes selecionados; Saiba como vai funcionar

 O Banco Central (BC) informou que as primeiras operações do Pix, sistema instantâneo de pagamentos, vão começar no dia 3 de novembro e serão restritas a clientes selecionados pelas instituições financeiras. De acordo com o órgão, a medida faz parte de uma fase de testes que será realizada até 15 de novembro. No dia seguinte, dia 16 de novembro, o sistema entrará em operação para todos os usuários. O Pix será uma nova forma de transferir dinheiro, de forma instantânea, e seria uma alternativa ao DOC e à TED.


Novidades: Pix permitirá saque em dinheiro em mercados e lojas a partir de 2021

Pelo menos 5% dos clientes de cada instituição financeira que já se cadastraram no Pix vão poder testar o sistema a partir da próxima semana. O período vai servir para o Banco Central acompanhar possíveis falhas no sistema. O principal objetivo nos próximos 15 dias é testar não só as experiências completas de toda a plataforma do Pix, mas toda a resiliência do sistema, segundo informou a Febraban.

Durante o período inicial, o horário de operação será restrito. As operações de pagamento e recebimento poderão ser feitas das 9h às 22h. No entanto, nos dias 5 e 12 de novembro, o horário para realização das transferências será ampliado e ocorrerá de 9h às 24h. Nos dias 6 e 13, o sistema vai funcionar de meia-noite às 22h.

A primeira etapa, chamada de operação restrita, vai ser limitada por volume de transações e por horários de funcionamento. Mas as transações serão reais, com valores e clientes movimentando dinheiro.

Escolha dos 5% dos clientes Segundo o BC, a escolha dos clientes que poderão participar dessa primeira etapa será de cada instituição financeira. Mas esse universo deve respeitar o perfil da própria instituição financeira.

Por exemplo, se uma instituição financeira tem uma participação de 20% dos clientes com menos de 40 anos de idade, essa proporção deve ser mantida no recorte da fatia de 1% a 5% da fase inicial. O mesmo vale para as empresas. Se numa instituição financeira 20% de seus clientes são empresas, esse percentual deve ser repetido no recorte de 1% a 5% da fase de operações restritas.

Pix em fase de operação restrita

Prazo: de 3 de novembro a 15 de novembro

Operações: todas as funcionalidades

Horário na regra geral: das 9h às 22h

Exceções

5ª feira: das 9h às 24h

6ª feira: 0h às 22h (para testar dinâmica do sistema)

16/11: abre a partir das 9h, e passa a funcionar por 24h

Restrição de volumes:

De 3 a 8 de novembro: 1% a 5% da base de clientes

De 9 a 15 de novembro: aumento gradual.

Pix Cobrança

Hoje, o Banco Central também ampliou as funcionalidades do sistema. Com o Pix Cobrança, comerciantes poderão emitir um QR Code para que o consumidor faça o pagamento imediato por um produto ou serviço. Além disso, será permitido fazer cobranças em datas futuras, com atualizações de juros, multas ou descontos, como ocorre com os boletos.

O BC também definiu que as instituições financeiras que oferecerem o serviço de integração com os usuários recebedores deverão usar a interface de programação padronizada pelo órgão. A medida foi tomada para evitar que um empresário não consiga mudar sua conta para outra instituição em razão dos custos da operação.

Fonte: Extra

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário