A Agência de Serviços Gerais (GSA) do governo americano enviou uma carta ao presidente eleito Joe Biden informando que a administração de Donald Trump está preparada para começar o processo formal de transição entre os governos.
A carta, assinada pela administradora Emily Murphy, foi obtida pela CNN americana nesta segunda (23).
“Eu tomei a minha decisão de forma independente, baseada na lei e nos fatos disponíveis”, afirmou Murphy, reiterando que não sofreu pressão da Casa Branca para atrasar o processo de transição enquanto Trump não aceita a derrota no processo eleitoral.
A GSA vinha sendo criticada nos últimos dias por dificultar o processo de transição. Inicialmente, as reclamações vinham apenas dos democratas, mas os republicanos, companheiros de partido de Trump, se juntaram ao coro.
Sem a aprovação da GSA, a equipe que tem sido montada por Biden não tinha acesso a informações importantes para se planejar e nem aos milhões de dólares disponíveis para assumir o comando do país.
Pouco depois da decisão de Murphy ser veiculada, Trump postou no Twitter que “pelo interesse do país”, ele tinha recomendado que a GSA fizesse o trabalho inicial, mas que não deixaria de seguir os casos em que tenta provar que venceu as eleições.
Redação Noticias yahoo
Nenhum comentário: