Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » » Projeto sugere criação de Programa Escola de Tempo Integral Bilingue no Ceará

O ensino bilingue vem se consolidando a cada dia como um modelo de aprendizagem repleto de benefícios para crianças e adolescentes. Para além do aproveitamento profissional, estudos indicam que auxilia no desenvolvimento da memória e da atenção, bem como o desenvolvimento de raciocínio lógico, segundo a Universidade de Granada, na Espanha.


Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), aponta ainda que, com relação à comunicação oral, crianças bilíngues demonstram ter maior controle inibitório - uma habilidade de demonstração de foco em contextos em que há estímulos conflitantes sendo oferecidos.

Atento a essa questão, o deputado Guilherme Landim (PDT) encaminhou projeto de indicação n° 07/20, em tramitação na Assembleia Legislativa, sugerindo a instituição do Programa Escola de Tempo Integral Bilingue da rede estadual de ensino do Ceará.

Foto: Divulgação
A proposta estabelece que o Governo do Estado poderá utilizar a estrutura das escolas estaduais de ensino fundamental e médio para implementar o programa, ficando a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) responsável pela coordenação e gerencia, podendo firmar convênios e parcerias com entidades do setor público ou privado para sua execução.

O autor do projeto destaca que o principal objetivo é levar a oportunidade de aprendizado de um segundo idioma para os munícipes do entorno das cidades sede das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede’s). “A ideia é possibilitar o conhecimento e aperfeiçoamento da língua inglesa, etapa importante para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, em especial na quadra civilizatória que estamos vivenciando, e aproveitar a localização estratégica das Crede’s para cobrir todo o Estado”, frisa.

Guilherme Landim acrescenta que o Ceará já demonstrou ter ciência da importância do ensino de um segundo idioma, tendo criado o Centro Cearense de Idiomas (CCI), que se constitui em equipamento de ensino de idiomas, nas línguas inglesa e espanhola, voltadas para alunos e professores da rede pública de ensino.

Por se tratar de projeto de indicação e, portanto, sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para a apreciação da AL.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário