Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » » Ceará tem 56 Centros de Educação Infantil em construção em todo o Estado

Com a inauguração do CEI de Chorozinho, já são 54 unidades em funcionamento, beneficiando 31 municípios
Espaço pedagógico que reúne oportunidades de aprendizagem para crianças, os Centros de Educação Infantil (CEIs) pertencem ao pilar Tempo de Aprender, do Programa Mais Infância Ceará. Já são 54 funcionando em todo o Estado, e mais 56 em construção. A melhoria do desenvolvimento para a primeira infância é um dos compromissos assumidos pelo Governo do Ceará, que, a partir de articulações do Gabinete da Primeira-Dama junto a Secretaria de Educação (Seduc) e prefeituras, vem entregando os equipamentos, como o inaugurado na última sexta-feira (11), em Campestre, distrito de Chorozinho.
Os CEIs já atendem à população em 31 cidades: Aquiraz (2 unidades), Araripe, Camocim, Cariré, Carnaubal, Caucaia, Chorozinho, Frecheirinha, Granja, Guaraciaba do Norte, Horizonte (sete unidades), Iguatu (quatro unidades), Ipú, Irauçuba (duas unidades), Itaitinga, Itapajé, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Mombaça, Quixeramobim, Quixeré, Redenção (duas unidades), São Gonçalo (duas unidades), Sobral (cinco unidades), Tauá (duas unidades), Tianguá (três unidades), Ubajara (duas unidades), Varjota (duas unidades), Várzea Alegre, Viçosa do Ceará (duas unidades) e Farias Brito. Já os 56 em construção devem ficar prontos até o fim de 2020. Toda a implantação é supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).
Cada Centro de Educação Infantil custa em média R$ 1,3 milhão para ser construído e equipado. Após a conclusão das obras, é entregue à gestão do município. “A construção dos CEIs é um instrumento indispensável pra viabilizar os cuidados necessários e urgentes com as crianças. É um equipamento com ótimo custo-benefício, considerando a contribuição e o impacto sobre as comunidades”, explica a diretora de Projetos de Edificações da SOP, Aline Sales.
Concebidos de forma a proporcionar ambientes confortáveis e adequados para atividades lúdicas e educativas, os CEIs têm capacidade para atender até 208 crianças com menos de 5 anos. Possuem um modelo-padrão composto por blocos. No bloco de atividades operam quatro salas de aula, dois banheiros infantis e quatro áreas de banho infantil. No de serviços estão refeitório, cantina, cozinha, despensa, depósito de limpeza, área de serviço e vestiário. No bloco administrativo constam sala de espera, diretoria, coordenação e banheiros. Já o de berçário e dormitório inclui lactário, fraldário e banheiro infantil.

Atenção à Primeira Infância

O desenvolvimento físico e cognitivo nos primeiros anos de vida das crianças vai se refletir durante todo seu crescimento e fase adulta. A professora Marta Freitas, coordenadora do CEI Davi Rodrigues Moura, em Caucaia, ressalta o cuidado prático com a primeira infância: “Nossas crianças participam de atividades variadas aqui, em tempo integral, e têm direito a quatro refeições diárias. Elas aprendem enquanto se divertem com as tias e os coleguinhas. O importante é estimular a criatividade”.
A unidade também é fundamental para os familiares que moram nas comunidades atendidas. “Esse CEI foi uma graça de Deus para o nosso bairro. Aqui eles cuidam muito bem do Pedro e das outras crianças, porque os pais não têm condições nem tempo de ficar o dia todo com os filhos pequenos”, comenta a auxiliar de cozinha Maria Ramos, avó do Pedro Lucas. 

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário