A Semana se configura como um dos maiores e mais antigos eventos realizados pela Universidade, que ao longo dos anos de sua realização registra um crescimento representativo, chegando este ano a uma marca histórica, conforme a pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, que coordena o evento. A semana foi aberta oficialmente na noite da última segunda-feira (21), pelo reitor da Urca, professor Francisco do O’ Lima Júnior, e o vice-reitor, Carlos Kleber Nascimento, além do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Irwin Rose, a pró-reitora de Extensão, Sandra Nancy Freire.
Além da XXII Semana de Iniciação Científica, essa é a IV Semana Universitária, que acontece também nas unidades descentralizadas da Universidade, nas cidades de Campos Sales, Iguatu e Missão Velha, além da VII Semana de Extensão, aberta com palestra da presidente da Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro, professora dra. Marjorie Cseko Nolasco, que tratou sobre Bacurau ou Oblivion? Relação entre recursos naturais, educação, ciência e tecnologia.
O reitor da Urca, professor Lima Júnior, realizou a abertura do evento e destacou a importância da universidade diante da realidade da ciência no Brasil. O crescimento no número de bolsas científicas foi destacado. Conforme o Reitor, as primeiras bolsas de pesquisas eram em número bastante reduzido, com dez da Funcap e mais cinco do CNPq. Hoje, a Urca ultrapassa a marca das 900 bolsas destinadas ao fortalecimento da pesquisa na instituição.
Nenhum comentário: