Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » O novo Coronavírus colocou em risco o Carnaval no Brasil?


 


Com a proximidade do Carnaval, dezenas de milhares de pessoas já estão preparadas para se embrenhar na multidão e colocar o bloco nas ruas, independente de sol ou chuva. Mas neste ano, a dúvida é: aproveitar um dos feriados mais aguardados no calendário do brasileiro ou seguir as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde de evitar aglomerações por causa do novo Coronavírus.


O vírus da doença se transmite pelo ar e pelo contato com a pele de pessoas infectadas, e segundo o último balanço divulgado já fez 490 mortes e infectou mais de 20 mil pessoas ao redor do mundo.
Mas para os foliões a notícia é boa, já que o panorama, ATÉ AGORA, é propício para a festa. A explicação está justamente no fato de não existir, até esta quarta-feira (5), nenhum caso confirmado de Coronavírus no Brasil.
“A situação que temos em Wuhan, na China, é de uma cidade superpopulosa que teve as festividades do Ano Novo Chinês suspensas. Mas a grande diferença é que lá temos a circulação ativa do vírus e aqui não. Lá existe um motivo para as festas com aglomerações serem suspensas. Não é algo que devemos nos preocupar para agora”, detalha o professor Eurico Arruda, Virologista da Faculdade de Medicina de USP (Universidade de São Paulo), em Ribeirão Preto.
balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (4) apontou que caiu de 14 para 13 o número de casos de suspeita de infecção pelo novo coronavírus identificado na China. Antevendo os riscos, a prefeitura do Rio de Janeiro está elaborando um plano de contingência e planeja providenciar 120 leitos extras de isolamento em suas unidades.
O que sustenta essa tranquilidade momentânea, segundo Eurico, é o fato de não termos a transmissão entre humanos no Brasil. “Falar disso desde agora é precipitado. Falar em cancelar o Carnaval ou deixar de ir. É preciso que se esclareça o que está de fato comprovado”.
Outro fator que distancia o novo Coronavírus do Carnaval é a sazonalidade do vírus.
Enquanto no Brasil as temperaturas máximas para março historicamente variam entre 27ºC e 33ºC, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a temperatura em Wuhan, epicentro da doença na China, oscila entre 4ºC e 15ºC.
Com uma transmissão similar ao vírus da gripe comum, o novo Coronavírus é mais propício a ser transmitido nas baixas temperaturas.

PRECAUÇÕES

No entanto, o virologista alerta para precauções que podem ser tomadas durante o Carnaval com ou sem a circulação do Coronavírus.
·         Lavar bem as mãos
·         Garantir, se possível, a higienização das mesmas com álcool em gel
·         Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Feito isso, descarte o lenço no lixo e lave as mãos
·         Em caso de febre ou tosse, checar a possibilidade de contato com alguém que esteve recentemente na China nos últimos 14 dias.
João Conrado Kneipp / Yahoo Notícias
      

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário