Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » Organismos internacionais avisam que podem cortar crédito ao Brasil

 Organismos internacionais que são credores do Brasil avisaram à equipe econômica que poderão cortar o crédito do país, caso o presidente Jair Bolsonaro não vete um trecho do projeto de socorro a estados e municípios aprovado pelo Congresso.
Como revelou a colunista do GLOBO Míriam Leitão, o recado foi dado numa reunião, na terça-feira, entre o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), e integrantes do time do ministro da Economia, Paulo Guedes.
O Banco Mundial já havia alertado, por meio de carta, para o risco de o Brasil virar um devedor internacional, caso o projeto siga adiante. Estados e municípios recorrem com frequência a esses organismos para fazer investimentos.
Bolsonaro tem até esta quarta-feira para decidir sobre o assunto. O Ministério da Economia pediu que o presidente vete esse trecho do projeto. Já os governadores querem manter o texto tal como foi aprovado pelo Congresso.
Além de transferir dinheiro, o projeto autoriza os estados a suspenderem o pagamento de empréstimos bancários junto a organismos internacionais.
Quando isso ocorre, cabe ao Tesouro Nacional pagar as parcelas dos empréstimos e executar as contragarantias, como deixar de transferir recursos do Fundo de Participação para os Estados — é o que temem os governadores.
O projeto aprovado pelo Congresso, porém, impede a União de seguir com os pagamentos dos empréstimos, na avaliação do Ministério da Economia. Isso faria o país dar calote em instituições financeiras internacionais.
“Tecnicamente o Brasil seria considerado um país em default”, alertou o Tesouro em nota técnica.

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário