Um levantamento feito pelo PoderData, do portal Poder 360, mostra que o índice de brasileiros que tomariam a vacina contra o coronavírus é menor entre aqueles que avaliam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como bom ou ótimo.
Foram feitas duas perguntas aos participantes: como avaliam o governo e qual a percepção entre a vacina contra o coronavírus. Entre os que consideram o governo ótimo ou bom, 47% disseram que tomariam a vacina.
Entre os entrevistados que avaliam o presidente como regular, 76% com certeza aceitariam a imunização. Já 71% que avaliam Bolsonaro como ruim ou péssimo com certeza tomariam a vacina.
Para os brasileiros que não tomariam a vacina, 33% avaliam o presidente como bom ou ótimo, 11% como regular e 17% como ruim ou péssimo.
Entre aqueles que estão indecisos em relação a tomar ou não a vacina contra a Covid-19, 20% consideram o presidente ótimo ou bom, 13% avaliam como regular e 11% ruim ou péssimo.
Além disso, o levantamento também mostra que caiu o número de brasileiros que tomariam a vacina com certeza. Em julho, esse índice era de 85%, enquanto em agosto era de 82. Em outubro, chegou a 63%.
Por outro lado, subiu o número daqueles que não se imunizariam de forma nenhuma: em julho eram 8%, em agosto 7% e, em outubro, o índice está em 22%.
Jair Bolsonaro tem se pronunciado contra a obrigatoriedade da vacina contra o coronavírus, quando houver uma imunização comprovadamente eficaz. Além disso, o presidente vetou a compra da imunização desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac, desenvolvido em parceria com o Butantan.
A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de outubro por meio de ligações telefônicas. Ao todo, foram 2,5 mil entrevistas em 488 municípios em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Nenhum comentário: