Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » » Governo Federal encomenda mais 30 milhões de seringas, diz associação de fabricantes

O Governo Federal encomendou mais 30 milhões de seringas às três fabricantes do item no Brasil. A informação é da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo).

Foto: AFP

No começo de janeiro deste ano, o Ministério da Saúde requisitou 30 milhões de seringas de 3 ml do insumo às empresas Becton Dickinson, Saldanha Rodrigues e Injex Indústrias Cirúrgicas. Esse total deve ser fornecido até o dia 31 de janeiro.

Nesta quarta (13), segundo o superintendente da Abimo, Paulo Henrique Fraccaro, as empresas receberam nova encomenda de mais 30 milhões de unidades do insumo, agora de 1 ml cada - com previsão de entrega para daqui a um mês. "Caberá a cada empresa adequar o seu sistema de produção para atender este novo pedido", afirma Fraccaro. "Por outro lado, o ministro da Saúde, em reunião ocorrida no dia 4, deixou aberto um canal de comunicação com as empresas caso elas venham a ter problemas para entregar os pedidos recebidos."

Procurado, o Ministério da Saúde não respondeu até a conclusão desta reportagem. Em busca de seringas para a vacinação contra a Covid-19, o Governo Federal organizou um pregão no fim de dezembro para a aquisição de 331 milhões desses objetos e agulhas. O certame, porém, fracassou: o Ministério da Saúde conseguiu fornecedor para apenas 7,9 milhões de seringas, ou 3% do total pretendido.

Bolsonaro chegou a declarar em sua conta no Twitter que as compras estavam suspensas, diante de preços exacerbados cobrados pelas indústrias. Naquele momento, o Governo de São Paulo já havia concluído 27 pregões e obtido quase a metade do total pretendido. As licitações buscavam empresas para entregar 100 milhões de seringas e agulhas. Fracassaram para 50 milhões de seringas e para 51,2 milhões de agulhas.

A procura pelo item também fez com que o governo federal requisitasse das fabricantes seringas e agulhas já empenhadas para governos estaduais. O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma liminar (decisão de caráter provisório) contrária a esse pedido.

por s

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário