Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » » » » Ceará lança o primeiro inventário estadual de fauna do Brasil, nesta sexta (26)

 

Portal reúne 1.300 representantes de todas as espécies de animais vertebrados do estado
Pela primeira vez, um portal on-line vai reunir informações de todas as espécies de vertebrados documentadas em um estado brasileiro. Coordenado pelo professor Hugo Fernandes, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e produzido por um grupo de pesquisadores, o Inventário da Fauna Cearense catalogou cerca de 1.300 representantes de mamíferos marinhos e continentais, aves, répteis, anfíbios e peixes de água doce e marinhos do Ceará. O lançamento do portal será nesta sexta-feira (26), às 14h, no canal da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) no YouTube.
Foto: SEMA

Resultado de trabalhos de campo, coleções e publicações científicas, o projeto é aberto ao público e ficará disponível no site da Sema. O inventário será atualizado pelos pesquisadores envolvidos sempre que novas espécies forem registradas. Estão previstas, para as próximas fases, a introdução dos grupos de invertebrados e da flora cearense.
“O inventário é um marco histórico não só para o Ceará, mas para todo o país. São poucos os estados que possuem informações básicas sobre sua biodiversidade de forma compilada e acessível. Isso não só fomenta pesquisas mais complexas como fornece novos instrumentos para análises e fiscalizações ambientais e promoção de políticas públicas para o meio ambiente”, afirmou Hugo Fernandes.
A iniciativa é a primeira etapa para um projeto maior: o livro vermelho, contendo a lista da fauna ameaçada de extinção no Ceará. Já em elaboração, o documento com o compilado de informações sobre animais em risco de extinção deve ser lançado até 2022.
Fruto de investimento da Fundação Cearense de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (Funcap), o inventário é ligado ao Programa Cientista-Chefe de Meio Ambiente. O modelo internacional de gestão pública, implantado no Ceará pela atual gestão da Funcap, visa a união da área ao meio acadêmico, pela seleção de pesquisadores para atuar diretamente nas secretarias ou órgãos do Governo do Estado.
Além de Hugo Fernandes, vão participar do lançamento do portal o titular da Sema, Artur Bruno, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, e os reitores da UECE e da Universidade Federal do Ceará (UFC), Hidelbrando dos Santos Soares e José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque.
Local: canal da Semano YouTube

Assessoria de imprensa
Hugo Fernandes

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário