Imagens de tema por kelvinjay. Tecnologia do Blogger.

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA ACESSAR O SITE DO GOVERNO DO CEARÁ

Slider

Últimas Postagens

Notícias

Negócios

Política

Sociedade

Entretenimento

Cidades e Entrevistas

» » » » » » Governador reúne 170 prefeitos e pede união dos municípios para cumprir medidas de enfrentamento à Covid

O governador Camilo Santana reuniu nessa quinta-feira (18), de forma virtual, mais de 170 prefeitos cearenses para apresentar as medidas de enfrentamento à pandemia que constam no novo decreto estadual e discutir ações de combate à doença em todo o Ceará. 

Camilo pediu a união dos gestores municipais para que as medidas sejam cumpridas, incluindo o toque de recolher entre 22h e 5h. “O objetivo dessa reunião é para alertar aos senhores e senhoras que o momento é grave e precisamos da cooperação de todos.



As medidas que anunciamos ontem têm como objetivo reduzir a circulação de pessoas nas cidades, preservando a vida dos cearenses“, citou o governador. Participaram do encontro a vice-governadora Izolda Cela; o presidente da Assembleia, Evandro Leitão; e os secretários da Casa Civil, Chagas Vieira; e da Saúde, Dr. Cabeto.

O chefe do Executivo cearense afirmou que os municípios podem adotar outras medidas restritivas, caso seja necessário e de acordo com os indicadores sanitários de cada local, para evitar aglomerações e a propagação do vírus. “Os números estão aumentando não apenas em Fortaleza, mas também no Interior, por isso a única forma que a gente tem de reduzir a contaminação e a propagação desse vírus é através das medidas de isolamento social. É reduzindo o fluxo e cumprindo a obrigatoriedade do uso da máscara, utilizando barreiras sanitárias em todos os municípios. Lembrem de colocar a atenção básica para atender a população nos primeiros dias de sintomas, para evitar que se agravem e precisem de uma UTI ou internação no hospital”, apontou o governador.

Durante a reunião, o secretário da Saúde, dr. Cabeto, apresentou o panorama das unidades de saúde em todo o estado, e falou sobre o processo de ampliação de leitos de UTI. Até o fim deste mês, a rede de saúde do Estado deve chegar a 703 leitos de terapia intensiva exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid. O gestor também afirmou que realizará, a partir da próxima semana, reuniões regionalizadas com os secretários municipais para tratar sobre os protocolos de atendimento aos pacientes.


O prefeito de Fortaleza, José Sarto, reafirmou que a situação epidemiológica da Covid-19 é preocupante não somente na Capital, mas em diferentes regiões do Ceará. Por isso, ele defendeu que gestores municipais devem unificar o discurso pela preservação da vida, dialogando com a população. “É importante que a gente compartilhe experiências e, acima de tudo, que unifique o discurso da importância de preservar a vida, seguindo a orientação das autoridades sanitárias. Esse é o caminho para combater a pandemia, cumprindo o isolamento, evitando aglomerações, usando máscara, higienizando as mãos”, reforçou.

Vacinas

O governador Camilo Santana também apresentou aos prefeitos uma prestação de contas da reunião com os governadores do Brasil e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que discutiu o envio de novas doses de vacina para os estados. “Estamos recebendo as vacinas e imediatamente repassando aos municípios, mas ainda é muito pouco, por isso aguardamos que o envios de novos lotes e o calendário de vacinação prometido pelo ministério da saúde sejam cumpridos. Acreditamos que, até o final de março, começo de abril, conseguiremos vacinar todos os idosos, além dos mais vulneráveis em todo o Ceará”, disse o governador.

Até o momento, foram 273 mil pessoas vacinadas em todo o Ceará, sendo 110 mil em Fortaleza. “Estamos aguardando a chegada de novos lotes para evoluir na vacinação. Enquanto isso, é importante que líderes, homens e mulheres, possam influenciar, replicar essas orientações científicas”, pontuou o prefeito José Sarto.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão, citou as mensagens enviadas pelo Governo do Estado aprovadas na sessão desta quinta-feira e que beneficiarão os profissionais do setor de eventos, um dos segmentos prejudicados com a pandemia, “A Assembleia está sempre à disposição para superarmos esse momento de dificuldade para os cearenses”, disse o presidente.

Ao fim da reunião, o governador agradeceu aos prefeitos e reiterou a importância dos gestores nesse enfrentamento à pandemia. “Vocês são os líderes da população dos seus municípios e são fundamentais para o cumprimento das medidas de isolamento social”.

Daniel Herculano - Texto
Ascom Casa Civil e Tatiana Fortes - Foto

«
Próxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário